Sábado, 19 de Abril de 2025
23°C 34°C
Corumbá, MS
Publicidade

MS poderá adotar protocolo de busca imediata de autistas desaparecidos

Mato Grosso do Sul poderá instituir um protocolo de busca imediata para localizar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida é esta...

Por: Redação Fonte: Assembleia Legislativa - MS
26/03/2025 às 16h14
MS poderá adotar protocolo de busca imediata de autistas desaparecidos
Deputado Neno Razuk é o autor do projeto de lei que cria protocolo de ações

Mato Grosso do Sul poderá instituir um protocolo de busca imediata para localizar pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A medida é estabelecida no Projeto de Lei 68/2025 , apresentado, nesta quarta-feira (26) pelo deputado Neno Razuk (PL) durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa (ALEMS).

De acordo com a proposta, “o protocolo de busca deverá ser ativado de forma imediata e prioritária, dispensando o prazo de 24 horas previsto em procedimentos convencionais, tão logo haja comunicação do desaparecimento de pessoa diagnosticada com TEA”

Na justificativa do projeto, o deputado Neno Razuk menciona estudo do Centers for Disease Control and Prevention (CDC), segundo o qual quase metade das crianças autistas já tentou, em momento, fugir muitas vezes, situação que pode acarretar consequências trágicas.

“Essas crianças podem não responder ao próprio nome, não pedir ajuda e apresentar comportamentos imprevisíveis, o que torna cada minuto essencial na busca”, justifica o parlamentar. Ainda de acordo com o deputado o protocolo proposto “responde ao princípio da prioridade absoluta previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), bem como à Lei nº 12.764/2012, que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA”.

Passado período de pauta para eventual recebimento de emendas, o projeto seguirá para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Caso receba parecer favorável quanto à constitucionalidade, continuará tramitando, com votações nas comissões de mérito e em sessões plenárias.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários